terça-feira, maio 03, 2005

Contingência e Paz!...


UMA RAZÃO PARA A PAZ!

Se o homem faz as suas investigações, como afirmam reputados físicos, apenas sobre 5% da totalidade do Universo (se é que este tem totalidade!), porquê blasonar tanto com o nosso conhecimento? Os restantes 95% são, actualmente, impenetráveis e, por conseguinte, gnosiologicamente inacessíveis!
Afinal, queremos maior prova das limitações do saber humano? Apesar disso, muitos, mesmo muitos, (pseudo) pensadores - investigadores - literatos - políticos - sociólogos - economistas - etc. -, parecem trazer o "rei na barriga", quando se pronunciam sobre questões das suas áreas epistemológicas! Qualquer dia, dá-lhes uma congestão... E depois? Nem 5% do Universo conseguiram assimilar e digerir! Talvez lhes sobrevivam os autoclismos como testemunho liquefeito e inclemente da sua massa encefálica!...
Como é vão o pretensiosismo do homem! Quer, segundo D. Hameline, ser Doctus; depois, Peritus e, finalmente, Sapiens! Mas, pelo menos, que assuma que essas sucessivas pretensões são efémeras! Só podem exponenciar-se, no máximo, a 5% da realidade. Assim, partindo da ideia de que este real é limitadíssimo, face aos outros 95%, impõe-se, sem hesitação, o repto à aceitação da contingência e da modéstia, que apenas podem ser transpostas pelo sonho, pela perpetuação intergeracional de um projecto de total tolerância na finitude, que provocará a apetência generalizada por uma TERRA de PAZ!
ChFer
Posted by Hello