sábado, agosto 27, 2005

Atenção, Alunos e Professores! É necessária uma educação saudável, emotiva, adequada ao nosso tempo!


Pensando em educação, e educação no momento actual, não resisti à força impositiva das palavras de Augusto Cury: 1

“Os alunos saem das escolas com milhões de informações na memória e um diploma nas mãos, mas impreparados para a vida. Poucos sabem gerir o mundo das ideias, proteger a emoção, trabalhar perdas, superar as crises existenciais. A batalha da vida exige um equipamento intelectual e emocional eficiente. É cada vez maior o abismo entre a escola clássica e a escola da vida. A escola clássica tornou-se uma bolha dentro da grande escola da vida.

São necessárias novas técnicas psicopedagógicas para melhorar o rendimento intelectual e para promover a educação da emoção. Se a educação clássica não passar por uma revolução nas suas bases, os nossos professores adoecerão cada vez mais e os nossos alunos não sobreviverão num mundo competitivo, agressivo e, frequentemente, desumano.

Em Inglaterra, o governo está com enorme dificuldade para formar professores do ensino básico. As pessoas mostram-se desinteressadas por uma profissão mal remunerada e extremamente desgastante. Em Espanha, grande parte dos professores está doente, stressada, tensa. No Brasil, as pesquisas têm revelado uma média de sete sintomas psíquicos e psicossomáticos entre eles. Os conflitos nas salas de aula têm prejudicado seriamente a qualidade de vida dos professores.

Os juízes julgam os homens que infringem a lei, os professores preparam-nos para que jamais se sentem no banco dos réus. Os psiquiatras tratam dos homens psiquicamente doentes, os professores educam-nos para que sejam sempre saudáveis. Os soldados aprisionam os homens que cometem crimes, os professores educam-nos para que sejam sempre livres.

Os professores são poetas da vida. Precisam de recuperar a auto-estima. A esperança do mundo está sobre os ombros da educação. No entanto, a mais nobre das profissões tem-se tornado uma fábrica de stress. Por isso, a educação moderna tem de ter em alta conta o treino da emoção.”
pp. 70-71

1. Cury, Augusto (2004). Treinando a Emoção. Para ser Feliz – AUTO-ESTIMA. Prior Velho: Paulinas.

O problema educativo é um problema sério, para o qual os políticos tutelares estão olhando como se estivessem de passeio! Já viram o âmago e a profundidade desta realidade? Como querem a mudança de um país, se a dimensão cultural, veiculada pela escola/educação, é considerada talvez a parente mais pobre da vida social? Acompanham o drama económico-familiar-profissional de milhares de professores? Debruçam-se sobre os infindáveis obstáculos da vida estudantil e sobre as possibilidades de realização das suas capacidades?